terça-feira, julho 13, 2010

O preço da obediência

Convivemos com muitos sentimentos e sensações que não são benéficos. Agasalhá-los no coração e alimentá-los produzirá frutos como: fracasso, decepção, frustração, tristeza, vergonha. Um destes sentimentos é a convicção de que é possível viver sem ter que “pagar a conta”. O moço planeja se livrar de uma moça que lhe estorva, combinando seu assassinato, imaginando que sua condição de ídolo nacional o livrará das consequências de um ato tão repugnante e cruel. O outro imagina que pode se relacionar sexualmente com a namorada sem correr o risco de ser pai sem o devido preparo. O político ‘suja’ as mãos com alianças espúrias, coração avarento e, ainda assim, projeta uma carreira bem-sucedida. O líder religioso negocia os valores do reino de Deus em troca de sucesso no meio ‘gospel’ e também ‘secular’, usando de maneira nojenta o nome de Deus. Má notícia para esta turma: tudo tem um preço. Como disse Santa Ana da Áustria, no século XVI: “Deus não paga no fim de cada dia, mas no final, ele paga”.

Como tudo na vida tem o seu preço a ser pago, a desobediência não fica fora desta realidade. É absolutamente impossível fugir de algumas obrigações na vida. Uma delas é a obediência a Deus. Estou ciente de que existem centenas de milhares de pessoas que ignoram a existência de Deus. Sei muito bem quem existem outras tantas dezenas de milhares que gastam o seu precioso tempo a fim de negar a existência de Deus. Nem se tivessem toda a eternidade para comprovar isto, conseguiriam fazê-lo. A verdade é esta: Deus existe e ‘ponto’. O fato de alguém não crer na Sua existência não o absolve da obrigação de obedecer às Suas leis imutáveis, retas, justas, santas e perfeitas. A ignorância, tampouco, absolve quem quer que seja. A desobediência tem um preço: enfrentar a ira de Deus, o julgamento de Deus e, em muitos casos, a condenação de Deus.

A obediência também tem o seu preço. Ser obediente implica em dizer NÃO a muitos convites, a muitas propostas, a intermináveis assédios, a poderosos apelos da vontade, à pressão absurda da mídia. Ser obediente pressupõe vigilância contínua com relação às sutilezas do império da escuridão. A obediência a Deus nos coloca no caminho rumo à eternidade ao lado de Deus. Isso quer dizer que sendo obedientes a Ele, enfrentaremos todo tipo de oposição perpetrada pelo inferno. Isso custa muito caro. Não é fácil, não é simples. Definitivamente não é para os preguiçosos e covardes.

A Bíblia nos apresenta a história de muitas pessoas que tatuaram a obediência em sua alma. Todavia, gostaria de tomar a história de Noé como um referencial (registrada no livro de Gênesis, capítulos 6 a 10). Noé era um homem comum, uma pessoa como eu e você, dotada de vontade, de necessidades, de limitações; ele era falível e pecador, assim como nós. Mas, há algo em sua biografia que se destaca. A Bíblia diz o seguinte sobre ele: “Noé andava com Deus” (Gênesis 6:9). Isso o livrou de uma destruição sem precedentes na história e fez dele um modelo, um referencial para todos os que estão vivendo em obediência ao Criador.

Por andar com Deus, Noé teve o privilégio de poder ouvi-lo. Enquanto todos da sua geração se tornaram insensíveis e surdos, Noé ouviu o Criador lhe chamar e lhe confiar uma ‘missão impossível’. Deveria construir um ‘transatlântico’ em um local onde a tal construção não teria a menor utilidade. Isso fez deste homem um alvo de duras críticas. Ele se transformou no ‘louco’ da época, alvo de chacota. Seu ‘estaleiro’ virou ‘ponto turístico’. Todos que passavam por sua cidade eram levados para visitarem a casa do ‘maluco’.

Noé teve que perseverar na estrada da obediência. Aquele projeto não era dele, e sim de Deus. Ele sabia que a resistência dos seus contemporâneos era primeiro a Deus. Imagino que isto não tenha diminuído a pressão, mas o ajudou a não capitular. Sua decisão de obedecer era fortalecida por Aquele que o desafiou, chamou e comissionou. O resultado foi fantástico: Noé foi salvo; não apenas ele, como também toda sua família.

O preço da obediência a Deus é alto. Todos os que estão firmes no propósito de obedecerem ao Senhor em tudo, devem saber que enfrentarão muita resistência. Mas sua recompensa é imensurável. A conta de quem anda em obediência ao Criador é paga pelo Senhor Jesus. Ele, que foi obediente até à morte, e morte de cruz, assumiu toda a dívida, todo fracasso daqueles que estão enfrentando os zombadores. Aqueles que têm seus 'estaleiros' transformados em pontos turísticos por causa da obediência ao Senhor Deus serão recompensados por Ele.

Você precisa saber a quem você está obedecendo para não se surpreender no dia “D” da sua existência: o encontro ‘cara-a-cara’ com Deus.

Gidiel Câmara

3 comentários:

  1. Pickett em seu livro “The Next move of God” (O Próximo mover de Deus) pergunta: “Se no Calvário, a morte de Jesus satisfez o coração de Deus quanto aos nossos pecados, por que o Calvário não seria suficiente para satisfazer nossas mentes?”

    Abração

    ResponderExcluir

Sua participação, comentando as postagens, é uma forma de contribuir com o melhoramento do blog.