terça-feira, maio 25, 2010

Castigado ou Preservado?

Como é que temos encarado os reveses da vida? Como suportamos as aflições? Como enfrentamos os ‘vales de sombra da morte’? Tudo isto depende e muito da visão que temos de Deus. Muitos são os que acreditam que tudo que é ‘doce ao paladar’ vem de Deus, e tudo que não se encaixa dentro do nosso padrão de ‘tudo bem’, não procede dEle, afinal ele somente quer o nosso bem-estar.

Aí reside um grande problema: o bem-estar de Deus para seus filhos passa, na maior parte das vezes por desertos, por vales profundos, provações, decepções, perdas, fracassos. Por não entenderem isto, ou por não aceitarem isto, encaram os reveses como castigo de Deus, invariavelmente. Em virtude de um conceito desta natureza muitos privam-se das mais preciosas bênçãos do Criador.

Temos ouvido sobre Adão e como ele foi “castigado” por Deus. O castigo para muitos que conhecem esta história foi sua expulsão do jardim do Éden. Mas não vejo isto no relato no livro de Gênesis. A expulsão de Adão do Éden não foi um castigo, e sim uma enorme preservação. Veja as palavras do Senhor neste episódio: “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn. 3:22-24). Adão já tinha desobedecido a Deus e tomado do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, para preservá-lo o Senhor o tirou do jardim, para que ele não tomasse da árvore da vida e comesse.

A história de Adão nos ensina que aquilo que aos olhos do homem é castigo pode ser, aos olhos de Deus, um precioso livramento, uma maravilhosa preservação. Infelizmente esta não tem sido a concepção, até mesmo dentro da igreja.

Conheço a história de um irmão que foi ‘convidado a se retirar’ de sua igreja porque cometeu um delito aos olhos santos de uma liderança hipócrita. Alguns de seus amigos questionaram a decisão desta liderança, que prontamente respondeu: “irmãos, vejam bem o exemplo de Adão; ele pecou uma única vez e foi expulso do paraíso”. Neste caso esta liderança demonstrou que sua visão do episódio no Éden não se harmonizava com o que as Escrituras apresentam. Será que o irmão que foi ‘excomungado’ foi mesmo castigado ou ganhou de Deus o presente de uma preservação valiosa?! Será que em vez de castigo ele foi preservado de uma situação pior?!

Gostaria que você considerasse a possibilidade de um livramento sempre que estiver diante de uma situação na qual todos apontam como sendo um castigo de Deus. Aos seus filhos ele disciplina, e isto está patente nas Escrituras, mas a vertente da preservação é uma realidade que frequentemente é deixada de lado. Esta preservação por vezes passa por ‘terrenos’ que não são em harmonia com os desejos do nosso coração.

Adão, volto a afirmar, não foi castigado sendo sido expulso do Éden. Ali ele experimentou uma preciosa preservação.

Pastor Gidiel

4 comentários:

  1. Numa "igreja" que está saturada de teologia da prosperidade, de quebra de maldições,de curas, de adorar um deus que mais parece o gênio da lâmpada do Aladim (Eu peço e ele atende). Compreender o NÃO de Deus como uma preservação, como ponte para um crescimento saudável é entender e aceitar que TUDO coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Graça e Paz
    Adualdo
    www.espaco-comum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo!!!

    É maravilhoso perceber o amor de Deus nas adversidades da vida.
    Quando Deus expulsa Adão do Jardim do Éden, Ele manifesta sua grande misericórdia não permitindo que Adão, e, por consequência, nós, fosse um pecador eternamente!

    Em bom mineirês: "Bão Dimais pastô!"

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Fala Gidi,
    Tenho certeza que seremos abençoados através das reflexões do "Despertamento".
    Que Deus te abençoe muito!
    Um forte abraço,
    Daline.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esse irmão mencionado está desfrutando sim da preservação em sua plenitude. Afinal, ser preservado é ser resguardado, ser colocado sob abrigo. E ele, assim como Adão, está sendo abrigado pelo Deus de misericórdia.

    Abração

    ResponderExcluir

Sua participação, comentando as postagens, é uma forma de contribuir com o melhoramento do blog.